EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se ao princípio da integração.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal que se assemelhe a de outros indivíduos considerados não deficientes. E, possibilita aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares.

II - Esse princípio tem a intenção de possibilitar aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares. E, igualar as condições de vida de todos ao modelo padrão daqueles que são considerados normais.

III - Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares, sem deixar de receber apoio pedagógico. Já os alunos com deficiências graves são encaminhados para classes especiais na escola regular ou instituições especializadas.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas.


II e III apenas.


I, II e III.


III apenas.


I e III apenas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essa expressão, explicitada na citação abaixo,

 

[...] pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua dificuldades acentuadas no comportamento, dificuldades acentuadas de comunicação e sinalização – deficiência física, dificuldades de comunicação e sinalização – Surdo cegueira, dificuldade acentuada na comunicação e audição – surdez, dificuldade acentuada da percepção visual – deficiência visual; altas habilidades e superdotação.  (SCUSSEL, 2018).

 

SCUSSEL, D. R. Necessidades Educacionais Especiais: O que são? Por quê? Como trabalhar? In: BORGES, M. C. [et.al].  Educação Inclusiva. Uberaba. Universidade de Uberaba, 2018.

A expressão que completa de modo adequado o excerto acima é:


pessoa com altas habilidades permanentes.


pessoas com dificuldades de aprendizagem, temporária


pessoas com transtornos do desenvolvimento permanentes.


pessoas com distúrbios de aprendizagem temporária.


pessoas com necessidades educacionais especiais permanentes.

 

Compreender e definir as diferenças entre os termos dificuldade de aprendizagem, distúrbio e deficiência é uma ação necessária ao professor, pois auxilia-o a conhecer, com maior propriedade, o desenvolvimento das crianças que apresentam tais características, favorecendo assim o aprimoramento das intervenções pedagógicas. Neste sentido, sobre o conceito de deficiência intelectual analise as assertivas a seguir.

 

I - Diz respeito àqueles que possuem uma inadequação do desempenho escolar que não pode ser explicado por meio de déficit cognitivo, prejuízo sensorial, físico ou desajustamento emocional.

 

II – Diz respeito àqueles que possuem disfunções relacionadas a quadros de alterações neurológicas, nos quais se descarta as causas que provocam deficiências ou dificuldades.

 

III - Diz respeito àqueles que possuem uma limitação intelectual acentuada, geralmente a pessoa com essa limitação apresenta um comprometimento geral nos aspectos motor, cognitivo e social

 

 

 

É correto o que se afirma em:

  


I e II apenas

  


I apenas.

  


II apenas.

  


I, II, III.

  


III apenas.

  

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se ao princípio da inclusão.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar não só a inserção dos deficientes, mas de todos os alunos, nas escolas regulares de forma completa e sistemática.

II - Esse princípio defende que a escola deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.

III - Esse princípio defende a ideia de acolher crianças de populações distantes de minorias linguísticas, étnicas ou culturais, entre outras.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


III apenas.


I e II apenas


I e III apenas.


II e III apenas


I, II e III.

Analise as frases (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa), estabeleça a relação solicitada e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O atendimento educacional especializado para as pessoas com deficiência mental está centrado na dimensão subjetiva do processo de conhecimento, como ele é trabalhado para se chegar à aprendizagem realmente efetivada.

PORQUE

 O conhecimento acadêmico refere-se à aprendizagem do conteúdo curricular. E o atendimento educacional especializado, por sua vez, refere-se à forma pela qual o aluno trata todo e qualquer conteúdo que lhe é apresentado e como consegue significá-lo, ou seja, compreendê-lo. (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 200).

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.


A primeira e a segunda asserção são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

 

Scussel salienta que “mais do que nunca é chegada a hora dos profissionais da educação incorporarem em suas práticas as ideias da inclusão, para que se efetivem um trabalho voltado para as necessidades específicas de cada aluno, como aponta o Decreto Nº 6.571/2008.” (2010, p. 290).

 

 

 

SCUSSEL, D. R., Educação escolar para todos. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.

 

 

 

O decreto mencionado pela autora dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assim, em relação a esse assunto analise as assertivas – como verdadeiras ou falsas:

 

 

 

( ) o AEE deve ser disponibilizado preferencialmente em instituições de ensino regular e atender alunos de todos os níveis do ensino escolar.

 

( ) o AEE tem como finalidade a estimulação de toda interação que promova o desenvolvimento pleno do educando.

 

( ) o AEE deve complementar os conhecimentos adquiridos nos  diversos níveis de ensino básico e superior,

 

( ) o  AEE substitui o ensino na escola comum, em salas de ensino regular, atendendo os alunos com necessidades educacionais especiais.

 

 

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

  


V – F – V – V.

  


V – F – V – F.

  


V– V – F – V.

  


V – V – V – F.

  


F – F – V – F.

  

 

Compreender e definir as diferenças entre os termos dificuldade de aprendizagem, distúrbio e deficiência é uma ação necessária ao professor, pois auxilia-o a conhecer, com maior propriedade, o desenvolvimento das crianças que apresentam tais características, favorecendo assim o aprimoramento das intervenções pedagógicas. A respeito das características dos distúrbios de aprendizagem analise as assertivas a seguir.

 

I – Diz respeito àqueles que possuem disfunções relacionadas a quadros de alterações neurológicas, nos quais se descarta as causas que provocam deficiências ou dificuldades.

 

II - Diz respeito àqueles que possuem problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de compreensão e expressão linguísticas e das operações lógico matemáticas.

 

III - Diz respeito àqueles que possuem dificuldades relacionadas à escrita de texto, causados por um tipo específico de deficiências intelectual que provoca uma alteração no comportamento.

 

É correto o que se afirma em:

  


I apenas.

  


I, II, III.

  


I e II apenas

  


II apenas.

  


III apenas.

  

“A intensidade do som é medida em decibel (dB). Uma pessoa que tem uma audição normal pode escutar sons de intensidade entre 0 e 140 dB. Um sussurro, murmúrio, tem cerca de 30dB. Uma conversação se situa, geralmente, entre 45 a 50 dB. Sons acima de 90 dB podem ser desconfortáveis e sons maiores ou iguais a 120 dB podem causar perda auditiva temporária ou per­manente (trauma sonoro).” (ALMEIDA, 2012, p. 132/133)

 

 

ALMEIDA, J. M. S. Necessidades educacionais especiais e as práticas pedagógicas para a educação inclusiva das pessoas com deficiência sensorial. In: ALMEIDA, J. M. S. [et. al].  Procedimentos metodológicos da educação infantil. Volume 2. São Paulo. Person Prentice Hall, 2012.

 

 

Essa autora (ALMEIDA, 2012) apresenta-nos uma caracterização dos diferentes níveis de surdez. Sobre esse assunto analise as assertivas a seguir.

 

I - A surdez leve se manifesta quanto a pessoa apresenta, por exemplo, dificuldades em ouvir uma conversação em voz alta;

II - A surdez moderada manifesta-se quanto a pessoa apresenta, por exemplo, dificuldade para ouvir o canto dos pássaros;

III - A surdez acentuada manifesta-se quanto a pessoa apresenta, por exemplo, dificuldade para ouvir uma conversação normal;

IV - A surdez profunda manifesta-se quanto a pessoa apresenta, por exemplo, dificuldade para ouvir o ruído de uma máquina de serrar madeira.

 

 

É correto o que se afirma em:

 

  


I e II apenas.


I e IV apenas.


I, II, III e IV


II e III apenas.


II, III e IV apenas.

 

Sabemos que os docentes têm parcela importante no sentido do reconhecimento das habilidades das crianças talentosas, bem como, de seu atendimento no contexto educacional. Umas das formas de atender esses alunos (superdotados) no contexto educacional foi demonstrada por Gallagher (apud AVELAR, 2012, p.81). Esse autor destaca, de modo geral, três elementos fundamentais para o atendimento desses alunos no âmbito educacional.

 

AVELAR, M. C. Interesses e necessidades de crianças superdotadas e talentosas. In: GOMES, et. al. Necessidades Educativas Infantis e Educação inclusiva/ Desenvolvimento social e lógico-matemático da criança. São Paulo. Person Educacion do Brasil, 2012. (Adaptado)

 

Com base nesse estudo, assinale a alternativa que melhor evidencia os três elementos destacados pelo autor.

  


São eles: a modificação do ambiente; da postura familiar e da metodologia ensinada.

  


São eles: a modificação dos pais; da postura do coordenador pedagógico e do ensino.

  


São eles: a modificação do aluno; da postura do gestor e do conteúdo a ser ensinado.

  


São eles: a modificação da pratica pedagógica; da postura dos pais e do conteúdo

  


São eles: a modificação do ambiente; da postura do professor e do conteúdo ensinado.

  

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Este documento resultou de um encontro e discussão entre 92 (noventa e dois) governos e 25 (vinte e cinco) organizações internacionais de países que se reuniram e reafirmaram o compromisso para a Educação Para Todos; defendendo o direito de todas as crianças, jovens e adultos com deficiência, receberem um ensino de qualidade, na escola comum. (SCUSSEL, 2010, p. 287)

O documento mencionado na citação acima, trata-se


do artigo 205 da constituição.


da Declaração de Salamanca.


do artigo 206, inciso I, da constituição.


da Constituição Federal.


da Lei de Diretrizes e Bases Nacional.